Pular para o conteúdo principal

Mãe que trabalha fora

Estava aqui me aventurando pelos arquivos antigos do blog e percebi que uma das últimas postagens que fiz foi logo que entrei no meu trabalho. Empresa gigante e inúmeras possibilidades de encarreiramento. Quando criança, a minha primeira resposta àquela pergunta infame que nós adultos insistimos em fazer - "o que vc quer ser quando crescer?" - era "ser mãe". Mas eu tinha outras opções em mente, pensava em ser empresária, tal qual meu pai. Ou executiva de uma multinacional. Achava lindo! Sonhava ser gente que manda em gente se equilibrando num salto alto agulha e desfilando tailleur de grife.

Já me afundei em lamúrias por não ter alcançado esse posto de mulher de negócios tipo capa da Forbes. Do alto dos meus 15 anos, achava que aos 30 eu estaria no auge da minha brilhante carreira. Quanta inocência. Não foi nada disso. Aquele desejo infantil era mais forte. Tornei-me mãe menos de 1 mês depois de cortar o bolo dos 20 anos. E a comemoração dos 30 anos foi pouco depois dos gêmeos completarem 2 meses. Não tive a festança que sempre imaginei. Quem sabe aos 40?

Hoje, porém, não me sinto fracassada. Nem perto disso. Canso, mas não me arrependo de nada. Acabei criando uma sociedade (prematura, de fato) com meu Don Juan e juntos administramos uma puta empresa! Aqui em casa rola de tudo. E quase sempre nos sentimos sobrecarregados com as tarefas e os prazos curtos. Deve ser por isso que ainda pago anualmente meu CRA. Administrar o lar, as necessidades de cada filho e ainda dar conta do recado da vida que acontece lá fora é punk. Viramos adultos, cara!

Esse papo de maternidade versus carreira é prenúncio claro da ansiedade que a expectativa do meu retorno ao trabalho tem começado a trazer. Às vezes desejo uma vida de dedicação exclusiva aos filhos e à família, às vezes tenho certeza de que não sustentaria isso jamais. Financeiramente é mesmo impossível, não sei nem de que vale imaginar uma possibilidade inviável. Mas desconfio que emocionalmente também seria difícil. Gosto de trabalhar fora. Gosto de ser algo além de mãe e esposa. Mesmo que meu papel profissional real life não tenha nada a ver com aquele projetado lá atrás. Afinal, sou gente que obedece gente que manda! E tudo bem.

Quando penso na tríade trabalho, casa e filhos (nunca necessariamente nessa ordem), o plano agora é dar conta de ser boa em cada uma dessas facetas da melhor maneira humanamente possível. Xô mulher maravilha!

01/04/2015 despedida dos gêmeos para o meu primeiro dia de trabalho
Joaquim e Juliana - 6 meses

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu sou gorda?

Eu nem sei quantas vezes devo ter feito essa pergunta à minha mãe. Nem sei se a fiz um dia. Lembro de me olhar no espelho e ter uma única certeza... eu era gorda. Aliás, era essa a única forma de me magoar com palavras (e meus irmãos sabiam bem disso, valeu galera!!). Já fiz dietas loucas, já fiquei sem comer para compensar, já chorei litros porque o espelho era mau comigo. Sofri horrores a minha infância inteira por conta da barriga. Minhas amigas sempre eram baixinhas e magrinhas... eu sempre fui grande, larga, forte. Vendo as fotos antigas nem me acho gorda. Cheinha, talvez. Mas o bullying (agora que tem nome bonito não vou deixar de usar) sofrido por anos deixou marcas que me acompanham e ainda me assombram. Depois que me tornei mãe da Júlia meu maior medo era que ela passasse pelo o que passei. Com 1 mês e meio de vida Júlia começou a tomar complemento, pois eu não tinha leite (e nem informação) suficiente. Ela rapidamente ganhou peso e desde então sua barriguinha se mostrou sa

Furacão La Niña

Antes . . . . . . . Depois

As primeiras 24 horas com fraldas laváveis

Imagem retirada do Google Imagens Fiquei MUITO feliz quando  elas chegaram ! Eu estava há muito tempo querendo aderir às fraldas laváveis... mas demorei uns 4 meses para fazer do desejo realidade. Isso porque tinha medo de gastar dinheiro que não tenho  com algo que não desse certo. Pesquisei, pesquisei, conversei, conversei... fiz questão de conhecer marcas nacionais antes de apelar para as "gringa" (até porque achava que sairia mais barato... ledo engano!) para dar uma força ao que é nosso, feito por gente como a gente!rs Mas no final das contas acabava sempre ouvindo a mesma coisa... que a BumGenius era uma das melhores... que não vazava nada. Bom, como o que é good nós num have ($$$) resolvi fazer o investimento na marca que se mostrava garantia de sucesso. As primeiras 24 horas não poderiam ter sido melhores! Sucesso TOTAL!  Não tive problemas para ajustar o tamanho da fralda na Joana. Esse modelo que comprei (4.0) é One Size , ou seja, vai do bebê recém-nascid