Pular para o conteúdo principal

Desabafo: Péssimo atendimento na Papelaria Glória da 710 norte

Eu não sou do tipo barraqueira que arma rebuliço por coisa a toa. Quem me conhece sabe. Mas hoje passei tanta chateação na Papelaria Glória da 710 norte que gostaria de compartilhar meu ressentimento e fazer com que ninguém mais passe pelo que passei por lá.

Fiz a encomenda de uns livros para minha filha mais velha lá. No ato da encomenda perguntei se poderia efetuar o pagamento de R$437,00 na entrega e fui informada que não. Nada mais me disseram, fiz meu cadastro, meu pedido e o pagamento em cartão de débito. 

Quando os livros chegaram recebi uma ligação de um funcionário que também avisou que eu precisaria arcar com mais R$18,80 por conta de um reajuste no valor de um dos livros. Avisei que não estava de acordo, pois não tinha sido informada dessa possibilidade no ato da encomenda e pedi que informasse à gerência que eu iria questionar essa cobrança. 

No mesmo dia busquei parte dos livros, inclusive o que teve o valor reajustado, mas teria de retornar para buscar um outro da lista que ficou faltando. Ele nada mencionou a respeito da diferença de R$18,80. Acreditei que ele já tinha levado a questão à gerencia, informado do próprio erro e que o problema estava resolvido.

Hoje, novamente recebi uma ligação informando que o livro faltoso havia chegado. Ao buscar, porém, fui surpreendida com a cobrança. Pedi para falar com a gerência. Uma senhora pouco amistosa chegou me questionando "O que foi?". Ela é a dona do estabelecimento. Com muita calma expliquei que não havia sido informada no ato da encomenda da possibilidade de um reajuste no valor pago. Ela falou que os funcionários são instruídos a informar e que por não ganhar nada com a venda desses livros (será que nem uma comissãozinha??) que eu não poderia levar o material sem efetuar o pagamento, porque "a papelaria não pode pagar para você". Repeti que não fui informada e que apenas por conta disso estava questionando a cobrança. Ela perguntou ao funcionário que me atendeu se ele havia informado e o rapaz respondeu que sim - na minha frente! Fiquei chocada e olhando nos olhos dele perguntei se ele tinha coragem de afirmar que me avisou dessa possibilidade no ato da encomenda: "Sim, a senhora não deve se recordar". Ela disse que se eu não efetuasse o pagamento da diferença que esse valor seria descontado do funcionário. Eu falei que isso era terrorismo e que eu não queria prejudicar ninguém, apenas não concordava com a cobrança (por não ter sido informada antes). A senhora pegou o livro que eu iria levar e disse que me daria o dinheiro daquele livro de volta e que eu poderia comprá-lo em outro lugar. Expliquei que o livro que teve o reajuste não era aquele e que eu já tinha levado o tal livro para casa, mas ela foi incapaz de me escutar. Pegou o valor referente ao livro e me devolveu. Eu fui embora achando essa transação meio estranha, mas certa de que eu não teria um gasto maior do que os R$437,00 que eu havia desembolsado.

Agora há pouco recebo uma ligação dessa senhora. Ela percebeu que a diferença dos R$18,80 continuava nas mãos dela e que eu só tinha deixado de levar o outro livro (eu também só entendi o "estranhamento" da transação nesse momento). Ela pediu que eu levasse o outro livro (o que teve o reajuste) pra ela. Eu informei que poderia levar, mas que o livro estava com o nome da minha filha. Ela então veio dizer - novamente - que se eu não pagasse os R$18,80 que o funcionário que só ganha um salário e rala o dia inteiro teria de arcar com isso. Que isso ficaria na minha consciência. Disse também que vê o funcionário informar a todos os clientes que existe a possibilidade desse reajuste, que não haveria razão para eu não ter sido informada. Ou seja, ela acreditou no funcionário e eu sai da história como uma mesquinha mentirosa.

Eu nunca tive tanto desprazer num atendimento quanto nesse caso. Eu já trabalhei com comércio, sei o quanto é duro. Conheço os dois lados da moeda. O lado do dono (meu pai manteve uma agência de viagens por 22 anos) e o lado do funcionário (fui funcionária do meu pai por mais de 3 anos). Com a experiência que tenho sei que essa cobrança - por eu não ter sido informada da possibilidade no ato da encomenda - é totalmente irregular e é direito meu escolher pagar ou não. Como também sei que é escolha da dona da papelaria descontar do salário do funcionário ou não. O funcionário é responsabilidade da empresa e às vezes falha. Quando isso ocorre a empresa tem que segurar as pontas. Meu pai sempre agiu assim e já teve que cobrir diferenças muito maiores que R$18,80 e nunca precisou apelar para o terrorismo que essa senhora fez. 

Ainda deixei a dica para a senhora dona da papelaria que essa informação deveria ser dada por escrito para que os clientes possam assinar confirmando a ciência. Se o funcionário tivesse pedido desculpas pela falha e a dona falasse comigo que foi um equívoco realmente eu JURO que pagaria a diferença sem pensar duas vezes. Eu apenas estava questionado a cobrança... em momento algum disse que não ia pagar de jeito nenhum. Mas eu fui acusada de mentirosa. Onde foi parar a máxima "o cliente tem sempre razão"?

Desculpem-me por estar usando esse espaço para desabafar, mas achei um absurdo toda essa situação. E de quebra queria fazer esse alarde para que ninguém passe por isso também. Não recomendo a Papelaria Glória da 710 norte. 

Comentários

  1. Oi Fabiana, que situação! O atendimento da responsável só fez piorar tudo, que mal educada! Aliás aqui em Brasília tem cada comércio que não sei como sobrevive.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Diz o que achou, conte da sua experiência.
Comenta! Suas palavras me inspiram...

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão de leitura: Eu Sou Máximo, O Gato Isso É Fato

Toda semana a Júlia pode pegar até 4 livros na biblioteca da escola. Sempre tem aquele que a gente gosta mais e repete todas as noites na "hora do livro". *Abre parênteses* Desde que me tornei mãe sempre fui incentivada pela minha (mãe) a brincar com minha filha. Brincar mesmo... tipo sentar no chão e deixar a minha criança se divertir. Acontece que minha criança passou muuuuito tempo adormecida e  isso não era tão fácil para mim. Acabava delegando a função ao pai, à avó (já que deu a ideia, né?!rs) e, na época, à babá (que não temos mais). Porém, a culpa estava sempre presente e eu continuava me cobrando. Até porque tinha tido um modelo de mãe dessas que se desdobram para divertir os filhos. Eis que descobri o que adoro fazer com ela. Ler. É uma diversão só! Faço vozes e leio o mesmo livro várias vezes. Gosto das histórias mais longas e da docilidade das poesias infantis. Vamos ler, então?! *Fecha parênteses* O escolhido da semana foi: Imagem do Google O livro é o má...

Maternidade Real (blogagem coletiva): Casamento pós-filho

Carol lançou o tema... e eu amei! Estreio minha participação na blogagem coletiva falando um pouquinho sobre as mudanças no casamento depois da chegada de um filho. Busquei inspiração em experiências próprias, mas também em histórias contadas por amigas, conhecidos ou gente que nunca nem vi. E parece mesmo que muita coisa é igual pra todo mundo. Na teoria, sonho realizado. Família completa. Na prática, geralmente, o nascimento de um filho abala (efeito tsunami ) o casamento. As mudanças surgem ainda na gravidez. A descoberta para cada família tem um significado. Uns comemoram porque já esperavam, outros choram porque não imaginavam, uns choram de alegria, outros riem de nervoso. Eu tive duas surpresas. Chorei de medo nas duas vezes. E comemorei logo depois que o medo passou. Acredito que as mães são agraciadas com a vinda dos anjos de Deus. Mas... logo bate o enjôo, a prostração, o sono, a TPM sem fim. A barriga cresce, a balança sobe, a bochecha aumenta e os peitos (apesar de d...

7 meses de Joana e 1 ano de Blog!!!

Cupcake com receita da Chris que fizemos para o dia das mães Hoje é dia de comemoração!! Joana completa 7 meses e o 2-ao-quadrado, 1 ano de vida! O começo foi devagarinho, tímido e cheio de receios. Para os dois. Esses dias Joana tem mostrado que já sabe bater palminhas e adora ouvir a gente cantar "Parabéns". O bloguinho tem amadurecido também e tem se apresentado com mais personalidade. Tenho me divertido muito com os dois! Parabéns!!!