Pular para o conteúdo principal

A decisão de agora

Nos tempos de faculdade eu tinha um professor que era fenomenal. Ele era aquele tipo de professor ou ame ou odeie. Eu amava. Mas amava porque as aulas dele mexiam comigo lá no fundo da alma. No último semestre da faculdade ele lecionou Teoria da Decisão... só o nome da matéria já me intrigava. E minhas expectativas se confirmaram fazendo com que minha experiência universitária terminasse com chave de ouro. Foi com ele que aprendi que "a 'realidade' é uma distinção do observador" e "observador é o ser que observa - eu, você, todos nós". Entenda distinções por aquilo que nos diferencia do outro, "são o conjunto de elementos que o observador utiliza para movimentar sua consciência e que lhe dão a identidade particular e única de ser que atua de modo peculiar". Ou seja, nós construímos a nossa própria realidade. E era nesse ponto que eu ficava atordoada. Porque essa constatação fazia com que a responsabilidade de tudo na minha vida recaísse sobre minhas mãos. Caberia a mim - e somente a mim - a escolha (a decisão nada mais é que uma escolha) de ser feliz ou não. Entre tantas outras escolhas...

Imagem daqui

Tá... interessante! Mas qual a finalidade desse papo cabeça? Bom, é que eu consegui entender no nível racional muito bem esses conceitos. Entendo e concordo. Mas tenho uma dificuldade sobre-humana de introjetar isso na minha vida. Continuo atribuindo a outras pessoas (principalmente ao marido) funções meramente minhas. Isso traz muito ruído às relações. Continuo criando expectativas em torno de coisas - e pessoas - aparentemente apenas para preparar o terreno da frustração e poder me deliciar com um entusiasmado "eu disse" para mim mesma. Já dizia o tal professor que "construímos visões de futuro sobre as coisas porque temos necessidade de projetar no futuro realizações que nos deem a sensação de sucesso ou de algum tipo de emoção positiva que não estamos tendo no presente". Ah! O dia que eu conseguir concentrar minhas energias apenas para o agora vou, enfim, perceber tudo que tenho de fato. Tenho concentrado esforços para transformar a minha realidade apenas com uma mudança de foco. Deixando o futuro para o tempo que ainda virá. Porque eu escolho a paz, a tranquilidade, a comunhão, a felicidade e o amor.

*Super indico o livro COACHING ONTOLÓGICO: A Teoria da Decisão escrito por Homero Reis (o professor) e publicado pela editora Thesaurus. Interessou? Compra aqui.

Comentários

  1. OI Fabiana, diante de todos estes fatos, que eu concordo, o melhor mesmo é concentrar as energias e expectativas no "aqui e agora "...isso eu já aprendi, rsrs... mas ainda não consegui deixar de criar expectativas quanto ás pessoas, isso pode ser uma espécie de auto defesa ou uma vontade de que tudo aconteça como eu gostaria que acontecesse... aí me dou mal !!!
    Todos estes sentimentos descritos aí acima... são super normais, sejam eles conscientes ou inconscientes !!!!

    Gostei de ler isso, pois nos faz parar e pensar um pouquinho exatamente neste ponto !!!!

    Abração !!!! E bom início de semana !!!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que realmente é uma questão de escolha, que só depende de nós.
    Mas como é dificil né?
    Mais fácil esperar que o outro faça, que o outro tenha a responsabilidade de traçar um futuro melhor. Ou que nossa felicidade esteja diretamente dependente das atitudes do outro.
    Uma vez ouvi alguém explicar pq alguns só sonham e outros tornam o sonho em realidade.
    É que um passa o presente sonhando, e o outro passa o presente projetando e executando para realizar o sonho e tem sua vida focada nisso.
    Foco é uma coisa mais dificil do que a gente imagina. Sempre a coisas pelo caminho que faz a gente desviar o pensamento, as energias.
    Uma otima semana para vc!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabiana,
    fiz um treinamento chamado insight que lidou muito bem com a questão da escolha ser nossa. Para mim isso foi ótimo, passei a ter a certeza de que as rédeas da minha vida estão nas minhas mãos. Uma sensação de liberdade indescritível.
    Adorei o seu post e seu papo cabeça.

    Obrigada pelo comentário no blog.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Jau! Amei esse texto e amei ter lido isso ligo numa manha dexsegunda feira! Inspirados e providencial!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto!
    Super concordo com tudo!
    Devia ser cadeira obrigatória no ensino fundamental essa... Tanta gente que coloca a culpa de sua infelicidade nas mãos de outros...
    Enfim, amei!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Flor...pois olha, que direi...rsrsrsrsr...
    Ah, obrigada por suas visitas la no blog!!!
    ehehehe
    Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Esse texto me lembrou de uma frase que procuro (nem sempre com sucesso) usar como lema de vida: "Ninguém poderá te fazer infeliz, sem o teu próprio consentimento".
    Mas confesso que seria bem melhor não sabermos nada disso e continuarmos responsabilizando os outros e não nós mesmas pelas nossas frustrações.
    Otimo texto, como sempre.
    Bjos!
    PS: Experimentei a fralda do post anterior e estou adorando, realmente nao vaza. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  8. Jau! Amei esse texto e amei ter lido isso ligo numa manha dexsegunda feira! Inspirados e providencial!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Diz o que achou, conte da sua experiência.
Comenta! Suas palavras me inspiram...

Postagens mais visitadas deste blog

Eu sou gorda?

Eu nem sei quantas vezes devo ter feito essa pergunta à minha mãe. Nem sei se a fiz um dia. Lembro de me olhar no espelho e ter uma única certeza... eu era gorda. Aliás, era essa a única forma de me magoar com palavras (e meus irmãos sabiam bem disso, valeu galera!!). Já fiz dietas loucas, já fiquei sem comer para compensar, já chorei litros porque o espelho era mau comigo. Sofri horrores a minha infância inteira por conta da barriga. Minhas amigas sempre eram baixinhas e magrinhas... eu sempre fui grande, larga, forte. Vendo as fotos antigas nem me acho gorda. Cheinha, talvez. Mas o bullying (agora que tem nome bonito não vou deixar de usar) sofrido por anos deixou marcas que me acompanham e ainda me assombram. Depois que me tornei mãe da Júlia meu maior medo era que ela passasse pelo o que passei. Com 1 mês e meio de vida Júlia começou a tomar complemento, pois eu não tinha leite (e nem informação) suficiente. Ela rapidamente ganhou peso e desde então sua barriguinha se mostrou sa

Furacão La Niña

Antes . . . . . . . Depois

As primeiras 24 horas com fraldas laváveis

Imagem retirada do Google Imagens Fiquei MUITO feliz quando  elas chegaram ! Eu estava há muito tempo querendo aderir às fraldas laváveis... mas demorei uns 4 meses para fazer do desejo realidade. Isso porque tinha medo de gastar dinheiro que não tenho  com algo que não desse certo. Pesquisei, pesquisei, conversei, conversei... fiz questão de conhecer marcas nacionais antes de apelar para as "gringa" (até porque achava que sairia mais barato... ledo engano!) para dar uma força ao que é nosso, feito por gente como a gente!rs Mas no final das contas acabava sempre ouvindo a mesma coisa... que a BumGenius era uma das melhores... que não vazava nada. Bom, como o que é good nós num have ($$$) resolvi fazer o investimento na marca que se mostrava garantia de sucesso. As primeiras 24 horas não poderiam ter sido melhores! Sucesso TOTAL!  Não tive problemas para ajustar o tamanho da fralda na Joana. Esse modelo que comprei (4.0) é One Size , ou seja, vai do bebê recém-nascid