Pular para o conteúdo principal

O lado bom da culpa

Imagem daqui
As mães e a culpa andam de mãos dadas. Mas isso não é novidade. Já cansei de ver mães reclamando da tal culpa. Não deve ter um blog sequer escrito por uma mãe sem o item "culpa" na nuvem de marcadores. Já cansei de chorar a culpa.

A culpa me faz mais questionadora. Exemplo. Se eu grito com minha filha logo me sinto culpada por não conseguir me comunicar com ela de uma maneira eficaz. Então a culpa (que, aliás, é um sentimento horrível... ardido, angustiante) me faz lembrar que eficiência na comunicação com crianças envolve muita disposição, criatividade e paciência. Acontece que ao final do dia eu estou com a carga arriada de cada um desses itens. Claro que as noites mal dormidas contribuem (MUITO) para isso, claro que as frustrações profissionais contribuem para isso, claro que as necessidades pessoais (geralmente jogadas em segundo, terceiro, quarto, quinto... plano) não atendidas contribuem para isso. Não fosse pela culpa todos esses fatos se tornariam justificativas aceitáveis para a minha incapacidade de me comunicar com minha filha naquele momento. E, antes que a primeira voz se levante para me lembrar que eu sou um ser humano antes de ser mãe, já digo logo... Júlia é um ser humano antes de ser filha. As atitudes "intoleráveis" dela que me fizeram recorrer ao grito também podem ser justificadas por um dia difícil na escola em que uma amiguinha a esnobou ou uma tarefa complicada que a fez se sentir inferior ou um olhar da mãe para a irmã que a fez se sentir menos amada. Crianças também tem dificuldades e dores. São diferentes, mas tão intensas para os pequenos quanto é intenso para nós a conta não sair do vermelho. 

A culpa é o que me faz saber que não agi da melhor maneira possível. Sem ela eu estaria cheia de razão. 

Comentários

  1. Adorei sua reflexão, Fabiana. Me identifiquei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu costumo dizer que mães são seres que nascem predestinados à culpa como vc bem relatou no começo do texto...mas gostei da sua visão a respeito, faz a gente olhar por outro ângulo e realmente achar o lado bom da culpa. Otimo post. Parabéns! Bjinhos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Diz o que achou, conte da sua experiência.
Comenta! Suas palavras me inspiram...

Postagens mais visitadas deste blog

Eu sou gorda?

Eu nem sei quantas vezes devo ter feito essa pergunta à minha mãe. Nem sei se a fiz um dia. Lembro de me olhar no espelho e ter uma única certeza... eu era gorda. Aliás, era essa a única forma de me magoar com palavras (e meus irmãos sabiam bem disso, valeu galera!!). Já fiz dietas loucas, já fiquei sem comer para compensar, já chorei litros porque o espelho era mau comigo. Sofri horrores a minha infância inteira por conta da barriga. Minhas amigas sempre eram baixinhas e magrinhas... eu sempre fui grande, larga, forte. Vendo as fotos antigas nem me acho gorda. Cheinha, talvez. Mas o bullying (agora que tem nome bonito não vou deixar de usar) sofrido por anos deixou marcas que me acompanham e ainda me assombram. Depois que me tornei mãe da Júlia meu maior medo era que ela passasse pelo o que passei. Com 1 mês e meio de vida Júlia começou a tomar complemento, pois eu não tinha leite (e nem informação) suficiente. Ela rapidamente ganhou peso e desde então sua barriguinha se mostrou sa

Furacão La Niña

Antes . . . . . . . Depois

As primeiras 24 horas com fraldas laváveis

Imagem retirada do Google Imagens Fiquei MUITO feliz quando  elas chegaram ! Eu estava há muito tempo querendo aderir às fraldas laváveis... mas demorei uns 4 meses para fazer do desejo realidade. Isso porque tinha medo de gastar dinheiro que não tenho  com algo que não desse certo. Pesquisei, pesquisei, conversei, conversei... fiz questão de conhecer marcas nacionais antes de apelar para as "gringa" (até porque achava que sairia mais barato... ledo engano!) para dar uma força ao que é nosso, feito por gente como a gente!rs Mas no final das contas acabava sempre ouvindo a mesma coisa... que a BumGenius era uma das melhores... que não vazava nada. Bom, como o que é good nós num have ($$$) resolvi fazer o investimento na marca que se mostrava garantia de sucesso. As primeiras 24 horas não poderiam ter sido melhores! Sucesso TOTAL!  Não tive problemas para ajustar o tamanho da fralda na Joana. Esse modelo que comprei (4.0) é One Size , ou seja, vai do bebê recém-nascid